A maioria dos empresários e comerciantes já ouviu o refrão: mídia social é fundamental no mix de comunicação de seu negócio. Isto certamente é uma grande verdade, mas às vezes não pensamos o por quê a mídia social é tão valioso.
Coisas como a notoriedade da marca, o tráfego do site, e engajamento dos fãs são um bom começo, mas isto não cobre tudo o que faz o marketing de mídia social importante.
A mídia social - ou, mais precisamente, o conteúdo que é fácil de espalhar através das mídias sociais - tem a capacidade de fazer as pessoas agirem de maneiras muito específicas, que são positivos para os empresários. Um relatório recente da Deloitte mostra como a mídia social afeta o comportamento do consumidor no mercado dos EUA (em inglês).
O estudo mostra como a mídia social afeta os consumidores de diferentes faixas etárias e raças. Há muita variação entre os dados demográficos sobre o quanto eles usam a Internet, que tipo de dispositivos usam e até mesmo como procuraram as informações. Apesar destas diferenças, o uso de mídia social é prevalente e significativo para todos os dados demográficos.
Os resultados do estudo
A mídia social funciona bem com a maioria dos grupos, mas especialmente com Os “Millennials”, a geração do milênio. O relatório Deloitte constatou que 47 por cento dos “Millennials” são influenciados em suas compras por meios de mídias sociais, em comparação com 19 por cento para todos os outros grupos etários.
Da mesma forma, o estudo também observou que quase um em cada três consumidores norte-americanos são influenciadas pelos meios de comunicação social em suas compras. Cerca de metade dos hispânicos se sentia da mesma maneira.
O relatório da Deloitte forneceu alguns "insights" em quais categorias de produtos a mídia social funciona melhor . De acordo com seus dados, 56 por cento dos consumidores que compram produtos para bebês são influenciados pela mídia social, em comparação com 40 por cento do mobiliário doméstico, 33 por cento para a saúde e bem-estar e de 32 por cento para o setor automotivo.
Os efeitos da mídia social não são algo que os empresários podem dar-se ao luxo de ignorar. O relatório da Deloitte observou que os consumidores que utilizam mídias sociais durante o seu processo de compra são quatro vezes mais propensos a gastar mais do que aqueles que não o fazem. Ele vai ainda mais longe, afirma que os compradores são 29 por cento mais propensos a fazer uma compra no mesmo dia quando atingidos pela mídia social, antes ou durante um trajeto para a loja.
Agregando valor
Enquanto os empresários não podem fazer os clientes usarem as mídias sociais, eles podem influenciar nas coisas que um comprador ligado à mídia social busca. Por isso é tão importante estabelecer uma presença ou persona na mídia social.
Os empresários podem até mesmo incentivar as pessoas a usar a mídia social durante as compras, incluindo a mídia social em seu marketing de ponto-de-venda. Se as pessoas sabem que podem descobrir sobre promoções em mídias sociais, eles vão se conectar à sua marca e verificar lá no local de venda.
Este relatório contribui para um volume crescente de pesquisas que mostra o valor dos meios de comunicação social. As influências das midias sociais no comportamento de compras em todas as faixas etárias, mas principalmente nas populações mais jovens. Os empresários precisam afinar suas estratégias de marketing de mídia social para que eles possam obter o impulso nas vendas que algumas das empresas participantes da pesquisa já o fazem.
Conheça alguns cases de social media da Volare Comunicação: